Cabeças Encolhidas

Encolhedores de cabeças - A pratica de encolher cabeças é um costume associado em certas culturas em algumas tribos que habitam a região do Amazonas, África e ilhas isoladas do Pacifico, em preservar os crânios de seus inimigos e usa-los como talismãs ou troféu de guerra, em outros casos, o encolhimento de cabeças representa apenas um ritual de mumificação para preservar o corpo ou pelo menos parte dele, de seus entes queridos, na esperança de possam mesmo após a morte, estes ainda se tornem símbolos de proteção de uma tribo, clã ou família.

Cabeça encolhida 

Técnica de encolhimento - A técnica utilizada pelos indígenas Shuaras, um grupo étnico que habita uma faixa da floresta Amazônica entre o Peru e Equador e conhecidos como encolhedores de cabeças, consiste em diversas etapas. A cabeça é retirada do corpo na altura do tronco em seguida é feito um corte na parte na parte traseira da cabeça por onde são retirados os ossos e separada a carne da pele. Uma vez limpa o couro, este é fervido em água quente com taninos, uma substancia extraído do quebracho, uma planta usada para curtir peles, após pele ser curtida é posta para secar com pedras quentes sendo introduzidas em seu interior, e para que não haja deformação, os nativos Shuaras usam uma espécie de clipe de palmeira para manter a boca fechada. O clipe é aplicado nas orelhas. Todo o processo leva seis dias para ser concluído e no ultimo dia é celebrado do final dos trabalhos com festa com uma festa ritual chamada Tzantza.

Em Papua-Nova Guiné, o resultado do encolhimento de cabeças esta associada ao desejo de preservar o corpo de seus entes queridos e para isto usa-se o processo de defumação após a retirada dos ossos da cabeça.

 

Cabeças encolhidas no Goosebumps-


A História da Minha Cabeça Encolhida

A História da Minha Cabeça Encolhida (ou How I Got My Shrunken Head, como foi publicado, originalmente, no EUA) é o 10º livro, publicado no Brasil, da série Goosebumps.

 

 

 

Sinopse

 

No game preferido de Mark, as cabeças encolhidas ajudam o herói a conseguir mais vidas. Por isso, ele fica muito feliz quando ganha de sua tia Benna - uma cientista que mora na ilha de Baladora - uma cabeça encolhida de verdade. Mas a felicidade dura pouco… A cabeça começa a brilhar, e Mark tem de viajar para a ilha tropical. Lá, as aventuras na floresta se tornam perigosas e assustadoras. Será que Mark conseguirá sobreviver a esse jogo ou será game over?

 

Personagens

 

Mark Rowe: Personagem Principal

Benna Rowe: Tia de Mark, Irmã da Mãe de Mark.

Carolyn Hawlings: Parceira de Trabalho de Benna. É irmã de Richard e tia de Kareen.

Cabeça Encolhida: Presente de Tia Benna para Mark. Seus olhos brilham quando Mark usa a Magia da Floresta. Tem um arranhão perto da orelha, feito por Jéssica.

Dr. Richard Hawlings: Parceiro de Trabalho de Benna.

Kareen Hawlings: Filha do Dr. Richard Hawlings. Sobrinha de Carolyn.

 

Personagens Secundários

Joel: Amigo de Mark

Eric: Amigo de Mark

Jéssica Rowe: Irmã de Mark

Ernesto: Trouxe Mark e Carolyn para Baladora (Eles primeiro tiveram de ir de avião para a Àsia)

Alice Rowe: Mãe de Mark.

Ed: Possivelmente, pai de Mark. Não aparece no livro, mas aparece no episódio.

 

Magia da Floresta

 

Tia Benna deu a Magia da Floresta para Mark quando ele tinha 4 anos. Mas ele não sabia que possuía a Magia da Floresta.

Richard, Carolyn e Kareen queriam se apoderar da Magia da Floresta.

Para Mark, ou talvez Benna, usar a Magia da Floresta ele precisa segurar a Cabeça Encolhida (Somente a dele, que tem um arranhão feito por Jéssica) e gritar a palavra: Kah-lee-ah!

No final do livro, Benna hipnotiza Mark para ele não ter mais a Magia da Floresta. Ela também tira a magia da Cabeça Encolhida.

A Magia da Floresta tem centenas de anos e pertenceu ao povo de Oloia.

 

Baladora

 

A ilha onde Tia Benna trabalha. É um lugar bem exótico. A única maneira de ir para a ilha é através do avião de Ernesto.

A ilha é quase totalmente coberta por florestas. Somente tem uma parte onde ficam os cientistas que trabalham lá.

A floresta é totalmente perigosa. E, de acordo com Carolyn: "- Nunca saia à noite sem uma lanterna. De noite, não é a gente que manda aqui. De noite, este é o mundo dos animais."

Algumas coisas que você pode encontrar na floresta são: tigres, areia movediça e formigas vermelhas grandes. Além de milhares de insetos irritantes.

 

Oloia

 

Carolyn disse que Baladora foi habitada pelo povo de Oloia: os Oloianos. Eles eram encolhedores de cabeça.

A Magia da Floresta tem centenas de anos e pertenceu ao povo de Oloia.

A Cabeça Encolhida de Mark foi encolhida pelos Oloianos.

 

download episodios Como eu Consegui Minha Cabeça Encolhida da serie Goosebumps:

 

 

parte 1

http://rapidshare.com/files/215152639/S04E01_GOOSEBUMPS__

Como.Consegui.Minha.Cabe_a.Encolhida.Pt1__SERIETOTAL.COM_.rmvb

 

Parte 2

 

 

 

http://rapidshare.com/files/215159297/S04E02_GOOSEBUMPS__Como.Consegui.Minha.Cabe_a.Encolhida.Pt2__SERIETOTAL.COM_.rmvb